O Projecto Remexido

 

    Foi no dia 18 de Outubro de 2005, que o 1º "post" foi publicado online. www.quem-foi-o-remexido.blogspot.com, ou através de www.remexido.web.pt, foi este o endereço escolhido para alojar o Projecto Remexido. Decidi criar uma base de dados, num qualquer formato, de forma a reunir toda a informação disponivel e divulgar o legado de José Reis, o Remechido. Para tal, pesquisei online em motores de busca, e pouco encontrei. Não seria a internet fonte de pesquisa para este projecto. De  facto, só mesmo em bibliotecas e arquivos no Algarve me dariam alguns achados. No meio de jornais antigos, edições de 1838 por exemplo, encontrei pequenas noticias como se encontra na secção ARTIGOS.

 

    Concebi então a ideia do Projecto Remexido, que seria uma associação movida pelo interesse de manter viva a memória de José Reis, o Remechido. Seriam 4 as vertentes:

 

 

  • Criação da árvore Genealógica de José Joaquim de Sousa Reis;
  • Base de dados virtual de referências a José Reis;
  • Investigação para um documentário sobre a vida do Caudilho;
  • Pesquisa e revisão das informações existentes na internet;

 

 

    Nestes primeiros meses, á medida que novas informações eram "postadas" no site, aumentaram drasticamente as visitas, chegando a 3100 por volta do 1º aniversãrio do site.

 

    A comunicação por parte de descendentes revelou-se também significativa, e juntos compilámos uma árvore genealógica, ainda por revisionar e verificar por alguém apto a tal.

 

    No 2º ano aumentou a equipa do Projecto Remexido, aumentaram as visitas e aumentou a informação compilada. Começámos a colaborar com estudantes, do preparatório ao nível universitário. começámos também a trabalhar no documentário "O Homem da Serra", que viria a ser guardado na gaveta por falta de apoios.

    Neste momento, o Projecto Remexido dedica-se exclusivamente a este website, e á ocasional investigação de novos artigos, livros, etc., 

 

    Se pensa que pode colaborar, não hesite, escreva-nos para o nosso e-mail zarabatano@gmail.com e partilhe aquilo que tem ou sabe.

 

    Aqui fica o nosso obrigado e o desejo de uma boa navegação online.

 

    A equipa do Projecto Remexido